A importância de ser bilíngue para a carreira

 Em Sem categoria

Já faz algum tempo que conhecer um segundo idioma se tornou fundamental para aqueles que desejam se destacar no âmbito profissional e acadêmico. Uma pessoa bilíngue é quem possui conhecimento em dois idiomas, o nativo, do seu país de origem e um segundo falado em outros países.
Com o mundo cada vez mais globalizado, as empresas passaram a valorizar candidatos que possuem um outro idioma, se tornando um diferencial competitivo. Hoje, possuir consciência cultural e a tolerância são características super valorizadas no mercado de trabalho do mundo inteiro.
Uma pesquisa do site Catho, demonstrou que o nível hierárquico e escolaridade são fatores que influenciam muito a diferença percentual de salário, mas também é evidente como o domínio do idioma é importante. Profissionais de nível júnior, pleno ou sênior que não falam inglês ganham a média de R$ 2,9 mil, enquanto os que fluentes podem ganhar por volta de R$ 3,7 mil.
Outro argumento deste estudo mostra que o candidato ter o segundo idioma é um fator de desempate para os recrutadores na hora da seleção.
Além dos diferenciais na hora de competir por um cargo, ser bilíngue traz diversas vantagens no dia-a-dia do profissional: exercitar a memória, maior facilidade para interpretação de textos, maior concentração e te manterá motivado. O aprendizado irá te proporcionar desafios e focar em seus objetivos.
Conhecer dois idiomas diferentes com certeza faz com que o seu cérebro seja mais ativo, saudável e complexo. Mesmo que você não tenha aprendido uma língua estrangeira quando criança, nunca é tarde para começar!

Posts recentes

Deixe um comentário